Acreditação Erasmus+ 2021-2027

Com a Acreditação Erasmus+, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha visa reforçar a dimensão europeia do ensino e da aprendizagem, com o desenvolvimento de diversas literacias, a promoção da sustentabilidade ambiental e dos valores da tolerância e da inclusão; melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem no ensino escolar em contexto europeu, pelo uso de novas tecnologias e métodos de ensino inovadores contribuindo, também, para a melhoria das competências linguísticas, apoiando o desenvolvimento profissional e a partilha e transferência de boas práticas. As atividades e mobilidades desenvolvidas no âmbito da Acreditação Erasmus+ são financiadas pelo Programa Erasmus+ da União Europeia

Se desejas participar no projeto ERASMUS+ consulta o regulamento de candidatura de alunos aqui, de pessoal docente e não docente aqui ou no placard ERASMUS+

Acompanha no Facebook o desenvolvimento do projeto ou no Placard Erasmus+

ATIVIDADES

1. Receção de alunos de Ostrava, Chéquia. 23-27 de maio 2022

Na semana de 23 a 27 de maio, 19 alunos e 4 professoras da escola de Ostrava, República Checa que estiveram no nosso Agrupamento, levaram experiências positivas e marcantes. A partilha com os professores foi fantástica e a aprendizagem de parte a parte gratificante. Considero que todos ficamos a ganhar e que esta partilha potencia novos desafios e de troca de ideias em termos pedagógicos. É uma experiência a repetir não só pelo enriquecimento pedagógico e científico, mas também social e cultural.

Até para o ano, Ostrava!

2. Formação de 6 docentes em Itália, Alemanha e Chéquia. Junho/julho, 2022

Em consonância com as necessidades estratégicas do Agrupamento e o interesse dos candidatos (manifestado via questionário em fase de candidatura), foram selecionados os seguintes docentes, nos respetivos cursos estruturados, local e data:

Alexandra Ribeiro e Isabel Alves Inovação; Classroom Management Solutions, Berlim, Alemanha, 27 Jun - 2 Jul 2022.

Joana Felício e Anabela Costa; Competência Digital Innovative Approaches to Teaching, Praga, Chéquia, 18-22 Jul 2022.

Elisabete Martins e Lia Ribeiro; Ensino não formal e línguas, CLIL through innovative digital tools and effective non-formal education methods, Tropea, Itália, 18-22 Jul 2022.

Em 7 de Setembro realizou-se uma sessão de disseminação sobre as experiências da formação, para partilha dos exemplos de boas práticas a todos os docentes do Agrupamento, no auditório.

3. Receção de 5 alunos e 4 professores para fins de aprendizagem de longa duração provenientes de Aosta, Itália. Fevereiro/Março de 2023

Com a ajuda eficaz dos nossos muito simpáticos convidados italianos de Erasmus+, os alunos portugueses do Clube de Programação e Robótica, entre outros, fizeram a demonstração prática da Lei de Faraday, que converte movimento em energia. Os três alunos italianos são Mathieu Gorret, Alessandro D'Andrea e Stefano Bisazza, acompanhados dos seus tutores Marco Daguin, Andrea Balestrini e Francesca Vallomy.

Rémy e Aliccia, acompanhados por Andrea Camilleti estiveram a receber e partilhar boas práticas em Março de 2023.

4. Mobilidade de alunos a Aosta, Itália. 24 – 28 de abril, 2023

Seguiram para Aosta/Itália, os nossos alunos: Francisco José Nunes Casa Nova, 12.ºA; João Pedro Antunes Regato, 9.ºC; Leonor Isabel Condeço São Pedro Dias, 11.ºA; Maria Lua Sanches de Baêna Rodrigues Pinto,11.ºB, acompanhados pelos professores Paulo Tavares e Vasco Lourenço. Foram em viagem através do Projeto Acreditação Erasmus+, contribuindo para a partilha e a transferência de boas práticas no âmbito da sustentabilidade ambiental, educação digital e multilinguismo.

5. Mobilidade de alunos a Ostrava, Chéquia. 24 – 28 de abril, 2023

Foram em viagem através do Projeto Acreditação Erasmus+, contribuindo para a partilha e a transferência de boas práticas no âmbito da sustentabilidade ambiental, educação digital e multilinguismo, os seguintes alunos: Afonso Dias Rolo Brunido Ribeiro, 9.ºD; Joana Laura Branco Cordeiro, 8.ºD; Martim Medeiros Amaral, 8.ºD; Rita Margarida Pedro Louro, 8.ºD. Estes alunos foram acompanhados pelas professoras Dora Oliveira e Dulce Guerra.

6. Receção de professores de Espanha e Polónia em Jobshadowing. 22 – 26 de maio, 2023

No âmbito do projeto Erasmus+ do Agrupamento, a nossa instituição proporcionou ao longo da semana, 22-26 de maio uma atividade de jobshadowing a 13 professores espanhóis (Pamplona, León, Granada, Canárias e Alicante) e duas professoras polacas (Gdansk). Nesta experiência Erasmus, os professores tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto as estratégias pedagógicas desenvolvidas no nosso Agrupamento assistindo a aulas de diversas disciplinas e ciclos de escolaridade e cursos profissionais, visitando algumas estruturas e serviços educativos e participando em atividades no dia da Escola e Vila em Movimento. Um agradecimento especial à Camara Municipal da Barquinha que proporcionou uma visita ao Centro de Interpretação Templário de Almourol e ao Castelo de Almourol. No final, os professores referiram terem ficado encantados com a forma como foram tão bem recebidos, com a organização da escola e com a qualidade dos serviços prestados. Acreditamos que esta visita tenha sido uma experiência muito enriquecedora para todos os envolvidos, onde se trocaram muitas informações e pontos de vista sobre os sistemas educativos dos vários países. Na despedida ficou o convite para que os visitemos todos. É este o espírito Erasmus: a partilha, sempre com o objetivo de fazer melhor!

7. Formação de 2 docentes em Split/Croácia. julho, 2023

Formação de docentes pelo programa Erasmus+ na cidade de Split, Croácia. O vídeo destaca a formação voltada para a inclusão e sustentabilidade. Dois professores do Agrupamento participaram em 2 cursos, que visavam aprimorar suas habilidades educacionais e promover a inclusão de alunos nas suas práticas pedagógicas. Além disso, a formação abordou questões de sustentabilidade, destacando a importância da educação para um futuro mais sustentável. O vídeo oferece um vislumbre das atividades realizadas durante a formação e mostra como a cidade de Split foi o cenário ideal para esse programa Erasmus+.