Agenda

Republica-se por uma boa razão: A Escola D.Maria II volta a ser galardoada em 2017/2018. Este reconhecimento (atribuído a nível mundial a cerca de 51000 escolas de 67 países ) é simultaneamente um prémio e uma responsabilidade: hastear a bandeira Eco-Escolas, é informar a comunidade sobre a prioridade que a escola dá à educação ambiental para a sustentabilidade, na formação integral dos seus alunos.

***************************************************************************************************************************************************************

Em 2016 foi assim...

D. Maria II recebe bandeira Eco-Escolas

No passado dia 30 de setembro teve lugar no Parque de Exposições de Aveiro a iniciativa nacional “Dia Bandeiras Verdes 2016 – Galardão Eco-Escolas”, contando com a presença e participação de mais de 5000 alunos de todo o país. 
A delegação da Barquinha foi constituída por dois professores, as coordenadoras do Projeto Eco-Escolas da D. Maria II em 2015/2016 e 2016/2017, dois alunos em representação do Projeto Eco-Escolas da Escola Ciência Viva no ano letivo 2015/2016, e um representante do Município de Vila Nova da Barquinha. 

Na sessão da manhã decorreu a Conferência de Imprensa, sobre os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, com a presença de representantes da ABAE, Município de Aveiro, Ministério do Ambiente e Ministério da Educação. Nesta sessão foram distribuídos os prémios de reconhecimento do bom trabalho realizado pelas escolas nos diversos desafios anuais Eco-Escolas, bem como os certificados aos municípios parceiros. Pelo 4º ano consecutivo, o Município de Vila Nova da Barquinha foi reconhecido, pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (ABAE/FEE P), como “Município Parceiro Eco-Escolas 2016”, pela sua colaboração na implementação do Programa Eco-Escolas no ano letivo 2015/2016. 

A cerimónia Galardão Eco-Escolas 2016 iniciou-se na sessão da tarde contando com espetáculos de escolas e com a presença da Banda Xutos e Pontapés, terminado com a entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas a cada uma das escolas presentes. Nesta iniciativa foi reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere, tendo sido atribuída a Bandeira Verde Eco-Escolas 2015/2016 à Escola D. Maria II e Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha. 

Recorda-se que o Eco-Escolas é um programa internacional que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao superior). Este programa visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. O programa desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir. O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAE com o apoio, entre outros, do município onde se localiza a escola.

[Texto: cortesia do Facebook da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha]

14516449 1515231285170078 2928124825682971386 n

Pin It